sábado, 7 de agosto de 2010

Mudança: Estudar fora é Muito bom 2


Pretende Estudar fora? Não tem Grana? A Faculdade foi Feita pelos burgueses para os Burgueses?Sim, mas abaixo segue alguns conselhos para quem pensa em morar fora.
Passei na UFSCAR campus Sorocaba no começo do ano de 2009, com isso apareceu a necessidade de mudança que nunca é fácil, principalmente para quem morou sempre na mesma casa em uma pequena vila, de ruas sem saída na cidade Jandira, localizada na periferia de sampa, mas depois de quase 1 ano 6 meses morando fora, em Salto de Pirapora, cidade vizinha de Sorocaba, sinto a vontade para aconselhar meus camaradas que desejam estudar fora.
Cheguei na UFSCAR um tanto quanto preocupado pois o dinheiro que tinha juntado em 2 anos de trabalho, me sustentaria por apenas por 6 meses e como meu pai ja estava aposentado, pensei se acabar o dinheiro "Ferrou", chegando lá me escrevi em todas as bolsas possíveis fornecidas pela faculdade, conseguir as bolsas moradia e a alimentação, que já me deu calma para estudar, e foi a partir deste momento que eu descobrir, que por mais injusta que seja o vestibular e a universidade, não devemos desistir do sonho de Estudar fora, pois estudar fora é bom Demais.
Chegando lá me deparei com o Curso de Geografia que superou minhas expectativas, pois encontrei nele diversas possibilidades de estudo, principalmente quando lê texto de Ariovaldo Umbelino, Milton Santos.
O pessoal que estuda no inteiriorrrrrr são bastante receptivos, até de mais as vezes(trotes), aqui onde eu estou estudando existem diversas repúblicas que permitem que você more de graça(lavando loça) enquanto você não consegue um lugar definitivo, ou até mesmo por valores muito baixo, além das diversas festa se atividades culturais feitas pelos alunos e pela faculdade.
Amigos, que visitarem meu blog quando for prestar vestibular pesquise todas as faculdades publicas que vocês conhecem e prestem, não tenha medo, vá morar longe de casa e seja feliz.

"Mudar sim, mas reconhecer a mudança. Preciso ser coerente com o direito que tenho de mudar."
(Paulo Freire)

4 comentários:

  1. Opa...
    é,estudar fora é um "caminho de pedras" mas a gente encontra uns tapetes persas espalhados...
    tbm estudo fora, e é realmente um estresse todos os problemas que podem surgir da falta de grana, inclusive a possibilidade de ter que parar..., mas não se deve desistir...

    Paz e Bem...

    ResponderExcluir
  2. hehe...deve ser ph*** mesmo estudar fora!!! Aeh estudo em Sampa mesmo, porém é muy longe da minha casa e mais longe ainda do trampo, todo dia é ônibus, trem, metrô e caminhada...rsrs...Mas aeh! vale a pena, pois além de bolsita (daí o sacrificio..rs), faço algo que curto pacas (Serviço Social)...

    como dito pelo amigo acima, "não se deve desistir"....

    Ah! Cara, o novo layout do blog ficou massa, PARABENS, gostei!!!

    Forte Abraço e Força na Luta!
    PAZ E BEM...

    ResponderExcluir
  3. È realmente não deve ser facil,eu faço cursinho pré-vestibular"cursinho pimentas-guarulhos",e penso nessa possibilidade,sem contar que nos interiores a concorrência é menor....

    valeu....abraço...........

    ResponderExcluir
  4. Imagine essa mesma situação, mas fora do Brasil, pouco dinheiro no bolso(dava para no máximo para 3 meses e só) e sem apoio $$$.

    E lá se foram 3 anos em Portugal assim.

    Muito bom o post e Blog parabéns Fernando.

    ResponderExcluir