segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A GEOGRAFIA: ISSO SERVE, EM PRIMEIRO LUGAR, PARA FAZER A GUERRA




Considero o livro, A GEOGRAFIA ISSO SERVE, EM PRIMEIRO LUGAR, PARA FAZER A GUERRA, do YVES Lacoste como leitura obrigatória para todo geógrafo e pessoas que de algumas formas gostam de geografia, principalmente os que pretendem seguir como pesquisa a área geografia humana, pois este foi sem dúvida o grande livro clássico da geopolítica, lançado em 1935.
O livro com este impactante título, vai mostrar como a geografia pode cumprir dois papeis, o de esclarecimento das pessoas, e o de instrumento de garantia do poder ao mesmo, ou seja o conhecimento da geografia, pode sim explicar o a dominação imperialista, a dominação da burguesia. Este segundo papel é justamente o que Yves Lacoste combate e convida todos os geógrafos a combater.

Vale a pena a leitura, ele possui diversas publicações, esta disponível para download no 4shared.com

Um comentário:

  1. Lí esse livro antes de entrar na faculdade. Tenho uma edição com prefácio do Ariovaldo. Muito boa.

    Coincidentemente estava lendo ele na semana passada. Acabei percebendo coisas novas no livro agora que estou cursando a tal Geografia.

    Ainda não terminei a segunda leitura do livro, mas ja sei que vou usar várias coisas dele em sala de aula.
    As idéias sobre a geografia que se fazia antes de termos a geografia como ciência no século XIX é algo mto bem avaliado.

    Geografia é estratégia, e cabe a todo cidadão a procura pela apropriação desse conhecimento, que é em essência, um instrumento de poder. Como professores, podemos dar início a essa concsientização.

    Abraços!

    ResponderExcluir